Tópicos Abordados V
A dieta cetogênica é uma dieta famosa por possibilitar emagrecimento rápido e redução de processos inflamatórios causados pela ingestão de alguns carboidratos.
O nome da dieta e seus benefícios tem origem na mudança do tipo de combustível que o corpo vai utilizar. Ele deixa de usar a glicose como fonte principal e passa a usar os corpos cetônicos.
Este estado também pode ser alcançado por quem faz jejum, certamente nos mais longos, e outras dietas low carb.
No entanto você sabe o que isso significa? Além de saber o que é, entende como pode identificar se está em cetose ou não? Vamos esclarecer.
O que é a Cetose?
A cetose é um processo metabólico que acontece quando a fonte primária de energia de seu corpo deixa de ser a glicose e passa a serem os corpos cetônicos.
A glicose é mais comum na quebra dos carboidratos. Porém, pode vir tanto das proteínas da sua alimentação como da quebra de sua massa magra.
Na falta de carboidratos e alta disponibilidade de gordura, seu fígado começa a quebrar gordura e produzir os corpos cetônicos. O período de transição causa grande perda de líquidos.
Assim, além de consumo da gordura, seu corpo perde água logo na largada. Por isso os relatos de emagrecimento rápido e efeito sanfona com o retorno de ingestão de carboidratos em um curto período.
Cada um tem uma faixa limítrofe de ingestão de carboidratos para entrar em cetose. No entanto, a maioria dos defensores defende uma ingestão diária de carboidratos menor que 20g e uma ingestão controlada de proteínas – por volta de 1,5g por kg de peso corporal.
Cortando apenas o carboidrato, seu corpo pode migrar para a proteína, inclusive dos seus próprios músculos. Isso envolve um processo chamado gliconeogênese. Não caia nesta armadilha.
Assim, não basta cortar os carboidratos para estar em cetose. Por isso a importância de identificar o estado e seus sintomas para garantir que sua dieta está dando certo de forma segura.
Esse é outro motivo que faz com que o jejum intermitente torne mais fácil o processo de se atingir a cetose. Sem comer, você não tem como errar no que está comendo.
Quais os benefícios da Cetose?
O conjunto de benefícios apontados pode chegar a dezenas. Algumas vezes a dieta é recomendada por médicos em casos de epilepsia ou diabetes.
É provável que a maioria das pessoas tenha escutado como uma técnica rápida de emagrecimento, pois no começo se perde muita água e resultados podem ser vistos na balança com muita velocidade.
No entanto, esta velocidade pode ser um problema, pois ela irá diminuir muito depois que a pessoa estiver adaptada à nova alimentação e o nível de água no corpo se regular.
Assim, existem relatos de pessoas que desanimam e voltam a alimentação anterior. Ganhando até mais peso. No entanto, existem vários relatos de perda de dezenas de kgs em poucos meses para quem se mantém firme.
Além destes benefícios, outras dezenas deles podem ser apontados.
Estabilização da curva glicêmica: seu nível de energia durante o dia ficará mais equilibrado. Aquele sono após o almoço pode desaparecer.
Diminuição da ansiedade e depressão: equilíbrio hormonal acaba resultado em uma melhora no quadro. Estes fatores são influenciados também pelo humor, sendo que o item anterior acaba contribuindo para se enfrentar o problema.
Outro estudo com ratos mostrou resultados positivos apontando o baixo nível de açúcar e a ingestão de gorduras saudáveis com um bom recurso para proteger o cérebro e ajudar nestes quadros.
Reduz inflamação: os níveis de inflamação são reduzidos. No meu caso, o benefício veio porque abandonei a ingestão de uma série de alimentos que não me faziam bem.
Dei adeus às aftas, espinhas, inflamações na garganta e minhas amidalas reduziram para metade do tamanho.
A fome desaparece: seu corpo tira energia da gordura armazenada. Desta forma, aquela fome que aparece no meio do dia não vai mais acontecer. Por isso uma dieta low carb é uma boa prática para quem quer testar o jejum no futuro.
Enfim, aumento da concentração mental, tratamento para alguns tipos de câncer, melhora no sono, saúde do coração e outros benefícios também são apontados.
Leia o artigo completo sobre os benefícios da cetose e conheça muito mais detalhes.
Fuja das análises simplistas dizendo que se deve evitar a dieta porque é difícil de se manter ou porque aumenta a ingestão de carne vermelha. Como se as duas situações não pudessem ser controladas.
Como saber se estou em Cetose?
Mensurar o nível de corpos cetônicos no seu sangue é a maneira mais precisa, mas se fosse tão simples este texto não precisaria existir.
Assim, existem uma série de sintomas que podem indicar que seu corpo está funcionado com um combustível diferente da glicose. Alguns sintomas vão te deixar feliz, mas outros não tão agradáveis.
Cheiros desagradáveis: seu corpo pode começar a liberar uma quantidade de acetona que será perceptível para as outras pessoas. E o cheiro não é bom. Mais comum no hálito, pode ser também expelido no suor.
A situação tende a se estabilizar depois que o corpo se habitua a estar em cetose. As vezes o cheiro é mais suave e frutado, mas geralmente é apontado como desagradável mesmo. Desodorantes, escovação, enxaguantes bucais e chicletes sem açúcar de menta podem te ajudar no processo.
Aumento de urina: a restrição de carboidratos é um processo diurético. Seu corpo vai começar a consumir todo o carboidrato armazenado.
Seu nível de insulina vai ser reduzido e suas idas ao banheiro vão aumentar. Isso vai fazer você perder muita água e sódio. Fique atento à reposição. É aqui se percebe um efeito acelerado na balança logo na primeira semana.
Sua fome desaparece: já apontado como um benefício, é um bom exemplo de sintoma. Você vai perceber que está dando certo se aquele desespero de comer antes do almoço simplesmente desaparecer.
Se a fome é seu sinal para se alimentar, fique mais atento, pois ele pode sumir. E se você não se alimentar de forma planejada, efeitos colaterais como a dor de cabeça podem surgir.
Clareza mental e maior foco: o humor é bastante influenciado pela energia disponível. Se seu cérebro tem uma fonte estável de energia, ele acaba funcionando de forma mais estável também.
Algumas pessoas relatam este o principal benefício a ser rapidamente percebido, além do emagrecimento.
Alguns vários outros sintomas são apontados quando se pesquisa sobre o assunto. No entanto, a maioria podem ser evitados.
Leia o artigo sobre efeitos colaterais da dieta cetogênica e não sofra para entrar em cetose. Mesmo que não consiga evitar todos, sua transição pode ser muito mais tranquila de que muita gente.
Em resumo
Como você pode ver, a cetose tem um conjunto de sintomas variados. Alguns são mais comuns que outros e muito deles são desconfortáveis.
Para determinar o nível de cetose com maior precisão, você pode procurar métodos de mensuração através da urina, sangue ou até mesmo seu hálito. Em outros países você encontra kits em farmácias que você pode fazer isso em casa, apesar de no Brasil eu ainda não ter encontrado.
Relembrando que a dieta cetogênica é controversa quando falamos de longo prazo. A maioria dos estudos são feitos em períodos menores de um ano.
Algumas pessoas relatam utilizar há anos, outras ficam um tempo em cetose e outro período ingerindo uma maior quantidade de carboidratos. Elas afirmam que se sentem muito bem apenas com estes ciclos.
Este último caso foi a mesma decisão que tomei após minha experiência com a dieta cetogênica.
Leia o guia rápido sobre a dieta para pessoas que querem começar e entenda melhor se ela é uma boa opção para você. Não esqueça de procurar ajuda profissional, pois se informar é apenas o primeiro passo.
Obs: As referências que contém asteriscos em livros foram os que ainda não li, mas que alguma das referências recomendou. Principalmente vídeos. Desta forma, resolvi apontar estes livros também.